Empresários do Sul da Bahia aderem ao Programa Agentes Locais de Inovação

Silvio Rogério
Ascom

Mesmo com um prazo de inscrições que ainda se estenderá até o dia 31 de março para adesão de novos candidatos, a equipe do Programa Agentes Locais de Inovação - ALI, no sul da Bahia, já tem motivos para comemorar. Até o momento, as adesões chegam a 61 das 100 vagas disponíveis, índice superior ao previsto para esta etapa que coincide com o lançamento regional. Um Café da Inovação marcou o lançamento em Itabuna, no dia 4 de fevereiro, às 7h30, no Tarik Fontes Plaza Hotel. Em Ilhéus, o evento aconteceu no dia 5 de fevereiro, às 19h, na Pousada La Dolce Vita, na rodovia Ilhéus-Olivença.

“A receptividade dos empresários foi decisiva para esse sucesso inicial. É só o começo de uma jornada que vai durar dois anos. Juntos, o Sebrae e as empresas de pequeno porte estão prontos para escrever uma página muito importante no desenvolvimento regional”, avalia o agente de inovação, Silvio Rogério. Para a agente Susan Muniz, o índice de adesão “é prova da expectativa de crescimento dos empresários e da credibilidade do Sebrae que está enraizando a cultura da inovação na gestão”.

Na abertura dos eventos em Ilhéus e Itabuna, os empresários foram recebidos inicialmente com uma apresentação de atores e músicos do Teatro Popular de Ilhéus, tendo como tema central a capacidade humana de inovar sempre. Foi este também o assunto da palestra da consultora Sênior do ALI, Karine Grisi. A gestora do programa, Valdinéia Borges, e os agentes de inovação fizeram, ainda, uma explanação sobre as diretrizes do programa. “Para o empresário o item qualidade é um pré-requisito para fortalecer o negócio, inovando o que já existe”, explica.

Entre os que já garantiram uma vaga no ALI está o dono de oficina mecânica, em Ilhéus, Jailson Ribeiro. Há oito anos no mercado, Jailson trabalha com retífica de motores e mecânica em geral, tem 16 funcionários e atende, em média, a 100 veículos por mês. “Muitas vezes ficamos apenas focados no atendimento ao cliente e deixamos de enxergar novas oportunidades no próprio negócio. Ter técnicos com um olhar diferenciado, enxergando erros e apontando alternativas que resultem em crescimento do empreendimento, nos deixa bastante otimistas quanto aos resultados”, explica.

O comerciante de pneus e produtos automotivos, em Itabuna, Amós Almeida Lima também aderiu ao programa. Sua empresa de pequeno porte, com quatro funcionários, tem apenas dois anos de atuação no mercado e comercializa cerca de 300 pneus a cada mês. “Eu quero ter uma visualização segura de onde fazer novos investimentos e contratações, para reduzir custos e aumentar o volume de vendas”, destaca.

Outros depoimentos feitos durante o lançamento são reveladores da expectativa dos empresários. “Já estamos no mercado há mais de 60 anos e sabemos da necessidade de acompanhar as mudanças. Temos que encontrar soluções que se adequem aos tempos modernos”, afirma o empresário José Adauto, dono de loja de tecidos em Itabuna. Entre os parceiros, o secretário de Indústria e Comércio de Itabuna, Humberto Martins parabenizou o Sebrae e reforçou a importância da parceria entre as duas entidades para o desenvolvimento local.

Para fazer a inscrição ou tirar dúvidas dobre o Programa Agentes Locais de Inovação é preciso procurar os pontos de atendimento do Sebrae em Ilhéus - Avenida Dois de Julho, 1039, Centro (fone 73 3634 4068) - ou Itabuna - Avenida Francisco Ribeiro Júnior, 198, Centro (fone 73 613 9734).

ALI -
O programa ALI é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Os Agentes Locais de Inovação atuarão nos segmentos de moda, alimentação, saúde e automotivo. Na Bahia, a estimativa é atender a 1,5 mil empreendimentos em 2013.